quinta-feira, 30 de julho de 2015

ELF na Parada Gráfica


Deu pra ti, baixo astral! Quem estiver em Porto Alegre neste fim de semana (dias 01 e 02 de agosto) vai ter a oportunidade de comprar publicações do selo El Fanzine diretamente das mãos de dois de seus autores, Abc e Rodrigo Nemo, na Parada Gráfica.


Os autores a caminho de Porto Alegre


O evento acontece no Museu do Trabalho (Rua dos Andradas 230), no sábado e no domingo, das 14h às 19h, e o ELF vai "chegar chegando" e ocupar uma das mesas de expositores (nós avisamos que seríamos os reis do camarote esse ano).

ELF agregando valor ao camarote

Procure por nós para comprar um dos seguintes produtos:


Gaúcho fazendo cosplay do ELF
- ELF: os números 3 (últimos exemplares, corra pra garantir o seu) e 4 da melhor revista em quadrinhos independente do Brasil estarão à venda em nossa mesa.

Capa do ELF 4, por Abc

Capa dupla do ELF 3, por Tito Camello




















- Pôsteres/prints: como já mostramos aqui, aqui e aqui, vamos lançar na Parada Gráfica nossa linha de pôsteres ilustrados, criados por Abc, Rodrigo Nemo e Tito Camello.

Os cinco pôsteres do ELF, por Abc, Tito Camello e Rodrigo Nemo

- Shots: microgibis contendo tiras e historinhas curtas publicadas na sessão 'Historieta de Quinta', no blog e facebook do El Fanzine, em versão preto e branco. Uma pequena dose do trabalho de cada um dos autores - Abc, Camello, Nemo e Pato Vargas - só pra dar um gostinho de tudo que você está perdendo se não acompanha nossas redes sociais e nosso material impresso.


















Este é o primeiro evento do ELF na terra dos pampas, e com isso desbravamos mais uma fronteira após vender nosso peixe no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

O autor Pato Vargas é homenageado
no palco pela dupla Kleiton e Kledir
Em comemoração, quem comprar nosso material na Parada Gráfica vai levar de lambuja exemplares autografados e ainda vai ter a oportunidade de pechinchar diretamente com os autores um desconto camarada na compra do "pacote ELF" completo, contendo pelo menos um exemplar de cada linha de produtos anunciada aí acima. É disso que o velho gosta!

Abc e Nemo nos pampas

Historieta de Quinta #86

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dobradinha de Nemo

Imagem de mais um lançamento de sucesso do selo El Fanzine
 Os lançamentos não param no selo El Fanzine. Como você já leu aqui e aqui, vamos lançar oficialmente na Parada Gráfica, em Porto Alegre (RS), no próximo fim de semana, uma novíssima linha de produtos: prints, também conhecidos como pôsteres.
Dando continuidade à apresentação dos lançamentos, seguem agora dois pôsteres "mitológicos" de Rodrigo Nemo, com o autor falando um pouco, entre aspas, sobre suas criações.


"Olhos nos olhos, quero ver o que você faz..."

1- Medusa: "Este desenho da Medusa em versão 'gata' na verdade é de 2010, acho, feito a lápis em papel A4 e finalizado com caneta nanquim.
A Medusa em preto e branco

Colori à mão, mesmo, usando hidrocor - ou canetinha, como dizem em algumas regiões do país.


Aí, escaneei e dei uma mexida nos tons, dando à imagem o aspecto final.



Em seguida, Abc deu uma força e inseriu o texto usando Photoshop".

Este é o pôster que estará à venda, procure por nós

2- Thor e Chapolim: "Este pôster, assim como o de Abc, é um crossover, e assim como o de Tito Camello, usa um personagem das 'duas grandes' (Marvel/DC). O pretexto nesse caso foi o fato de os dois personagens usarem martelos.
É picaretagem? É claro que é. Isso aqui é o El Fanzine. O crossover é forçado? É claro que é, mas você preferia que fosse ESTE crossover?

Super-heróis de cuequinha zorba por cima das calças.

Ou ESTE?

Tá bom de cumprimento, já podem largar a mão um do outro.

Quem sabe ESTE?

video


O pôster foi desenhado em papel A3 com lapiseira e finalizado com caneta nanquim.

Primeiro esboço do pôster, ainda bem tosco.

Na hora de desenhar o que seria a versão final, mudei a cabeça do Thor para uma versão que acabou parecendo mais estática (imagem abaixo, à direita), retirando um pouco da naturalidade do movimento do personagem. Pra consertar a cagada, desenhei uma segunda cabeça e colei sobre a anterior usando o photoshop (imagem abaixo à esquerda. Acharam que eu ia desenhar tudo de novo? Não contavam com minha astúcia!). Essa acabou sendo a versão final. 

A versão à direita foi a primeira finalizada. A imagem da esquerda acabou sendo a selecionada para virar pôster

Em seguida, inseri os balões com caneta nanquim, e as letras digitalmente. Colori o desenho no Photoshop e ficou desse jeito aí:"


Separem uma graninha pra comprar esse pôster porque quem dá aos pobres empresta a Odin
Achou uma merda? Bom, pelo menos, o elenco do filme gostou.



Procure por nossa mesa na Parada Gráfica e nos próximos eventos de quadrinhos deste ano, onde você poderá encontrar estes e outros pôsteres, as edições anteriores do ELF e mais novidades que avisaremos. Se não puder ir a nenhum evento entre em contato conosco pelo e-mail (revistaelfanzine@gmail.com) ou pelo facebook e faça sua encomenda. Hasta la vista!


terça-feira, 28 de julho de 2015

SANTO PRINT, BATMAN!!!


Macacos me mordam!!! Depois de o autor Abc postar as referências e o processo de criação de seu print - a mais nova novidade (com pleonasmo e tudo!) que o EL FANZINE vai marotamente lançar na Parada Gráfica de Porto Alegre (já falamos sobre esse evento aqui), nos dias 01 e 02 de agosto - o autor Tito Camello ficou com invejinha e resolveu contar pra gente também os bastidores do print que vai mandar ao evento na mochila dos parceiros, já que ele não estará de corpo presente na Parada Gráfica. A crise tá braba, amigo!
Manda bala, Tito! 

"Quando alguém chegou na reunião da diretoria do EL FANZINE com a ideia de produzirmos prints pra venda em eventos, logo me veio à mente o Batman do seriado dos anos sessenta.
"Falou comigo?"

Não sei o porquê. Talvez tenha sido a cerveja (sim, eu estava bebendo. As reuniões de diretoria do são regadas a muito álcool e gargalhada). O fato é que a morcega já havia se escolhido para ser a estrela do print que me coube. Só faltava bolar a ilustração. 
Decidi logo que tinha que ser uma cena icônica, digna de representar bem esse pequeno pedaço de obra-prima pop que até hoje não foi superado por nenhuma outra versão do cruzado encapuzado de Gotham City (CHUPA, BEN AFFLECK!). 


E que melhor imagem do que a cena da bomba? Não sabe a qual cena me refiro, molequinho juvenil sem pelos no suvaco? Essa aqui ó:

(Foi o melhor vídeo que consegui achar no YouTOBA. Ignore o Batman do Burton...)

Esse é um dos melhores momentos já registrado na história da televisão mundial (junto com a cena da dancinha e do surf com o Coringa - essa última será tema de outro print que farei em breve. Fique ligado!). Eu não tinha como deixar passar. Preparei o mate, sentei na prancheta e parti pro combate. Não salvei imagens dos rascunhos ou do processo de produção. A única que sobrou foi essa aqui:
Santo lápis azul, Batman!!!
E esse videozinho cretino, já dando o acabamento em nanquim:

video

Finalizando a bagaça, pra poupar o seu e o meu tempo, eis a criança nascida e banhada:

É claro que eu não podia deixar de inserir uma das célebres frases de suspense que encerravam os episódios da série, introduzindo o clima para o próximo bat-episódio (se, mais uma vez, você não sabe do que estou falando, garotinho imberbe, deixe de ser preguiçoso faça uma pesquisa no Google). Um sombrero e um bigode no logotipo dão o toque cucaracha caracterísico do EL FANZINE.
Este e outros prints estarão disponíveis pra venda nos eventos em que marcaremos presença e
também pela internet. 
Por um bat-preço baratinho, claro."

domingo, 26 de julho de 2015

Duelo de Gigantes!


REUNIÃO EL FANZINE
E é na roda de cerveja que surgem as melhores ideias (imagem meramente ilustrativa).

Quando editores do El Fanzine se encontram para realizar debate acirrado sobre o futuro editorial da revista e dos produtos relacionados, surge uma ideia para ser aproveitada:
- vamos fazer PRINTs para vender em eventos!

Confira em primeira mão a palavra "PRINT" em uma das pautas de reunião.

E hoje, com muito entusiasmo, Abc vem dissecar as referências de sua obra.
Olhos atentos! Não deixe escapar nada!

"A ideia principal era um crossover entre Game of Thrones e Caverna do Dragão; daí comecei a rabiscar várias composições até chegar em "Tyrion jogando Cyvasse com Mestres dos Magos", ou seja, os dois anões das duas séries interagindo."


Thumbnail

Primeiro Rascunho

Segundo rascunho

Pulando inúmeras etapas, no final ficou assim:

Agora, pra você acompanhar as referências, fiz essa pequena tabela:


1- A mão apontando pra baixo, o copo de vinho, o livro e a mão apontando pra cima.
Essa cor da roupa dos personagens são uma referência a obra "Escola de Atenas", no caso, os filósofos Aristóteles/Tyrion (azul) aponta pra baixo, e Platão/Mestre dos Magos (vermelho) aponta pra cima. O vinho e o livro são apenas pra ratificar o que cada um demonstra enquanto aponta: o Conhecimento Empírico (pra baixo+vinho) e o Conhecimento Racional (pra cima+livro).
Escola de Atenas (1509) - Rafael Sanzio
Detalhe Quadro (Platão e Aristóteles ao centro)

2- Tabuleiro de Cyvasse
Cyvasse é o jogo que foi inventado pelo autor de Game of Thrones. Sempre curti inserir jogos de tabuleiro em meus desenhos.

3- Cena dos Créditos de Abertura do desenho Dugeons & Dragons.



4- A Deusa Tiamat. O Dragão mais temido de Caverna do Dragão.

5- Os 3 dragões de Daenerys Targaryan.

6- O Leão - símbolo da casa Lannyster; O Veado - símbolo da casa Baratheon; A Árvore-Coração dos Starks; e Estrela Vermelha que cruza toda Westeros e desperta a magia naquele mundo.

7- Um caminhante Branco;

8- O filho do mest... quero dizer, O Vingador, de Caverna do Dragão;

9- Minha assinatura e o selo El Fanzine

10- O Mestre dos Magos aponta pra cima (também!) para esse "easter egg": Demônio das Sombras; o buxa do Vingador.



sábado, 18 de julho de 2015

Todo o prazer de ler o ELF

No meio do turbilhão de trabalho que envolve ganhar a vida e produzir material para o El Fanzine (histórias para o ELF, Historietas de Quinta e Happy Mondays), acabamos deixando de publicar aqui no blog algumas críticas à edição número 4 do ELF. Mas antes tarde do que nunca: seguem abaixo três opiniões sobre o melhor gibi independente do Brasil.


Tatiana Feltrin, em seu canal no Youtube (por volta de 7:20), mostra o envelope caprichado no qual recebeu o ELF 4 e fala sobre cada uma das histórias, admitindo ter "dado muitas risadas" em alguns momentos - além de demonstrar certo constrangimento com as cenas de sexo.

Ah, o prazer de ler o ELF!
- Ozymandias Realista, excelente blog de cultura com foco em quadrinhos que você pode acompanhar na barra vertical aí no lado direito da tela, traz o ELF entre as melhores descobertas do ano passado - e isso inclui não apenas o gibi mas também os demais "produtos" do selo.

A cada página virada o prazer é renovado
- Nerd Power adorou o ELF 4 e considerou as histórias entre "muito divertida" e "a mais estranha que já leu".

Foi tão bom pra você quanto foi pra mim?
Caso você tenha ficado interessado(a), ainda pode comprar o ELF 4 entrando em contato conosco pelo facebook, por e-mail (na barra lateral à direita) ou indo a algum dos eventos em que estaremos este ano.