terça-feira, 20 de maio de 2014

MAKING OF - HISTORIETA DE QUINTA 23

Você que é leitor fiel (?!) deste singelo espaço na internet, que acompanha e curte as historietas de quinta que os trabalhadores mirins escravos do EL FANZINE produzem nos porões de uma fábrica têxtil cambojana, deve achar que é molezinha fazer uma tira semanal pra postar no blog, certo?
SABE DE NADA, INOCENTE!!!
Manter a regularidade e a qualidade do material postado não é fácil, pequeno gafanhoto! São horas e horas que o artista passa debruçado sobre a prancheta (e frente ao computador) para desenhar uma tirinha que você provavelmente não vai gastar mais do que cinco segundos para ler. Você duvida??? Então, acompanhe o step by step do processo de produção da última historieta publicada neste blog que você tanto ama:

O primeiro passo é rascunhar a tira. Neste caso, o desenhista Tito Camello, autor da historieta 23, rascunhou tudo com o grafite azul antes de começar a arte-finalizar com caneta nanquim japonesa descartável (dessas que você acha fácil em qualquer papelaria). Nosso camarada Tito gosta de usar o grafite azul, pois poupa o tempo e o esforço normalmente gastos para apagar desenhos feitos com grafite comum.
Com mais calma, o passo seguinte é refinar o traço da arte-final, preenchendo as áreas hachuradas e de sombras, e incluindo os balões que serão posteriormente letreirizados. Repare que o acabamento do desenho está muito mais apurado em comparação com o da foto anterior.
Já com o desenho arte-finalizado, é hora de escanear a página e passar para o tratamento digital. Manipulando uma versão "Barba Negra" daquele programa de computador que nove entre dez artistas utilizam, fica fácil apagar os traços do grafite azul que foram digitalizados (deixando apenas a tinta) e colorir a tirinha. Também é aqui que entram as letras dos balões, o título da tira e os créditos. Para o Tito, a etapa de digitalização, cores e letreiramento, é a parte mais trabalhosa e demorada do processo.
E aí? Ainda acha que produzir uma tirinha dessas com um deadline semanal de postagem é fácil como assustar recém-nascido? 
Abraço, muchacho!

Nenhum comentário: